De 2018 a 2022, a produção de trigo cresceu 76%. Neste artigo, contamos um pouco mais sobre a relação do trigo na produção de cervejas artesanais.
De acordo com números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento- CONAB, entre 2018 e 2022, a produção de trigo cresceu 76% e o consumo 4%. Além disso, segundo a Associação Brasileira da Indústria do Trigo (Abitrigo), o brasileiro tem o hábito de consumir 53kg de trigo ao ano.
Você sabia que o trigo é utilizado como base em cervejas artesanais? Esse cereal traz frescor e também um baixo índice de amargor as cervejas que incorporam o ingrediente em suas receitas.
Além disso, conforme destaca Isadora Neier, mestre-cervejeira e sócia-proprietária da Cervejaria ØL Beer, a cerveja de trigo fica mais cremosa e apresenta uma formação e retenção de espuma alta. São cervejas com uma suavidade ao paladar e com aquela sensação mais “macia” ao beber.
Com tantas características diferenciadas, ter uma cerveja com base de trigo sempre foi um desejo da Cervejaria ØL Beer. Com isso me mente, foi criada a Odin Witbier, uma cerveja de trigo com adição de casca de laranja, de limão siciliano e especiarias.
“Desde o início queríamos fazer receitas com o uso do trigo, mas além disso, a possibilidade de ‘temperar’ a cerveja e trazer mais complexidade pra ela foi o fator que fez a gente optar pela Witbier e não por uma Weizen clássica”, ressalta Isadora Neier.
Representada pelo Deus Odin, o deus dos deuses, da sabedoria e do equilíbrio, a Witbier da ØL conquistou medalha de prata no Aro Rojo 2022 e é uma das cervejas de linha fixa da cervejaria.
Sabor equilibrado e alto drinkability
Como já mencionamos, uma das principais características de cervejas com base de trigo é a cremosidade. “Justamente pela cremosidade e complexidade que o trigo traz na cerveja, ela fica mais equilibrada, saborosa e com alta drinkability”, salienta Isadora.
Outra cerveja da ØL Beer que possui trigo é a Lumi Shows Up, lançada em 2023. Com um perfil cítrico, a Lumi possui aroma e sabor remetem a limonada, pêssego, manga, casca de laranja cristalizada, amora, mamão e goiaba.
“Os clientes podem esperar cervejas bem cremosas, intensas em sua complexidade e com a drinkability de sempre”, finaliza Isadora Neier.
Deixar um comentário