A cerveja está entre as bebidas mais consumidas do mundo, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Euromonitor International, que agrupa dados relevantes do setor no mercado internacional. Historiadores apontam que a bebida foi provavelmente criada por acidente, quando uma mistura de grãos foi esquecida com um pouco de água em um recipiente. Passado algum tempo, essa mistura fermentou, dando origem à uma bebida fermentada: a cerveja.
Não há um registro oficial e preciso sobre o surgimento da cerveja, mas acredita-se que foi a primeira bebida fermentada criada pelo ser humano.
Cerveja, servisia e cauyim
Historicamente, sabemos que a palavra “cerveja” em si, deriva do latim “servisia”. E sua história remonta a aproximadamente 6.000 a.C., já sendo conhecida pelos antigos sumérios, na antiga Mesopotâmia. Este povo tinha inclusive uma deusa chamada Ninkasi, deusa da cerveja, cobrindo todo o misticismo por trás da bebida que, na época, fermentava espontaneamente.
No Brasil, a cerveja primitiva indígena – criada pelos povos que habitavam o nosso território – era chamada de cauyim. Essa bebida era feita com milho ou mandioca, que eram mastigados e depois cuspidos. As enzimas contidas na saliva ajudavam na conversão dos açúcares, tornando-os fermentáveis.
Embora remonte ao período da colonização, a cerveja produzida de maneira industrial no Brasil teve surgimento tardio, só por volta de 1830, uma vez que os Portugueses não queriam que seus vinhos fossem desprestigiados e perdessem mercado. A primeira cerveja comercial do Brasil era chamada de cerveja barbante, porque tinha um barbante que segurava a rolha da bebida gaseificada.
Já as nomenclaturas para a bebida são várias (e contemplam praticamente todos os idiomas). Assim como “beer”, “birra” “piwo”, ØL também significa cerveja, em Dinamarquês, e é nesse conceito nórdico que começa a nossa história e a nossa marca.
Em outros lugares do mundo, diversas palavras surgiram para dar nome a bebida fermentada a base de malte de cereais:
- Em alemão, peça uma “Bier”;
- Em árabe, peça uma “Beereh”;
- Na Itália o pessoal gosta é de uma “Birra”;
- Na Espanha, de “Cerveza”;
- Do francês “Bière”;
- Em húngaro: “Sör”;
- Na Polônia, você pede uma “Piwo”;
- Em Português, “Cerveja”;
- Em Dinamarquês, uma “ØL”;
- E em Inglês, “Beer”;
Um brinde a ØL: SKÖL!
São muitas palavras (e com muita paixão envolvida) e tudo significa cerveja! Foi nesse clima que surgiu a ØL, quando falamos “cervejas ØL Beer” estamos falando cerveja 3 vezes, em 3 idiomas distintos.
A verdade é que, independentemente da língua, a paixão é uma só, e é por essa bebida fermentada linda, a cerveja! E por isso repetimos e repetiremos: Cerveja ØL Beer – Cerveja Cerveja Cerveja!
Ficou com sede? Compre a sua pelo nosso e-commerce: www.olbeer.com.br/loja ou pelo Delivery ØL, via whats (41) 99676-8354.
Deixar um comentário