Setembro marca o início da primavera e nós separamos algumas cervejas para curtir a estação em alto estilo.
Que sempre tem cerveja para qualquer estação do ano a gente já sabe! Assim como existem estilos de cerveja que se encaixam melhor com tal prato, existem também as cervejas que se encaixam melhor dependendo da estação do ano.
Existem algumas dicas que te ajudam a escolher a melhor cerveja para o momento, com o intuito de valorizar a bebida e o que ela pode proporcionar.
Imagina tomar uma Imperial Stout no verão? Não vai ser a melhor experiência, concorda? Isso porque a Imperial Stout é uma cerveja forte, seu teor alcoólico é perto dos 10% vol., possui maltes torrados que lembram café, chocolate, além de ser uma cerveja mais encorpada, mais “pesada”. Mas se você servisse essa cerveja num dia frio, acompanhado de uma sobremesa, não acha que mudaria totalmente a experiência? Tenho certeza que sim!
Agora voltando para a primavera, o que ela te remete? Talvez refrescância, leveza, flores, frutas… E qual cerveja você acha que combina? A primavera é a estação do ano que antecede o verão e nesse momento, nós já estamos imaginando os dias quentes, aquele happy hour depois do trabalho, não é mesmo?
Por isso hoje viemos aqui para compartilhar com vocês 5 estilos de cerveja que combinam muito bem com a Primavera e que você pode saborear sem medo durante esse período:
- Fruit Beers: são cervejas que levam adição de frutas e que possuem um teor alcoólico mais baixo. Nela, você vai encontrar a refrescância das frutas, combinando aromas e sabores cítricos e frutados.
- Wheat Beers: aqui incluímos as Weiss, American Wheat e Witbier, que são estilos que exigem o uso do trigo para aumentar o corpo e dar uma sensação de cremosidade, sem “estufar”. No caso da Witbier, a adição de cascas de laranja e/ou limão e especiarias, ajudam a trazer o frescor com um toque picante, aumentando a complexidade da cerveja.
- Session IPA: conhecida por ser uma versão “mais leve” das IPAs, essas cervejas possuem também um teor alcoólico mais baixo, além de um leve amargor que traz no paladar notas cítricas e frutadas.
- Sours: as sours beers vêm conquistando cada vez mais o paladar do brasileiro por serem extremamente leves. Geralmente as sours também vêm com adição de frutas, mas o que diferencia ela das Fruit Beers, por exemplo, é o toque ácido que elas possuem. Essa acidez é proveniente da adição de lactobacilos, que diminuem o pH da cerveja e produzem o ácido lático, responsável por trazer mais aromas frutados que complementam a adição das frutas, formando um buquê aromático complexo.
- E por fim, as IPA’s: mais alcoólicas que as Sessions, as IPA’s também possuem um amargor e corpo mais elevado. Devido a alta lupulagem, essas cervejas possuem aromas e sabores frutados bem presentes, remetendo à diversas frutas, como maracujá, manga, limão… Fornece complexidade e um amargor para àqueles que preferem um estilo um pouco mais “forte”. É uma cerveja coringa, pois se encaixa em todas as estações do ano!
Agora que você já conhece um pouco mais dos estilos, que tal escolher sua ØL para harmonizar e curtir a primavera? Abaixo as sugestões dos nossos mestres-cervejeiros:
- Odin Witbier: feita com adição de casca de laranja e limão sicilianos, além de especiarias como zimbro, noz moscada e coentro, possui 5,3% vol. E é uma ótima pedida para aqueles dias mais quentes da primavera.
- Sunna Session Rye IPA: nossa Session IPA possui adição de centeio, que contribui para o corpo mais leve e refrescante, além de levar uma carga de lúpulos que remetem aos aromas cítricos do limão.
- Thor Belgian IPA: nossa IPA é fermentada com levedura Belga, que traz ao paladar leves notas picantes, combinadas com os aromas e sabores frutados. Possui teor alcoólico de 6,7% e amargor mais presente, mas não deixa de ser uma cerveja super refrescante e complexa, ideal para fazer uma refeição harmonizada.
Garanta a sua no seu bar favorito ou pelo nosso e-commerce: www.olbeer.com.br/loja e curta a primavera com os nossos deuses!
ótimas dicas, vi um vídeo no nação cervejeira sobre a cerveja deus, se puderem fazer uma matéria sobre
eu curto uma pilsen nos final de semana