Ah, o chocolate… Essa iguaria tão amada, tão gostosa, tão doce… Mas já pararam para pensar qual a história por trás do nosso querido chocolate?

Acredita-se que a história começa com a descoberta do cacau na América do Sul, por meio dos Maias, que produziam o cacau para comercialização. E foi só por volta do século XV, que o cacau foi introduzido na Europa e a partir daí, diversos países europeus começaram a fabricar o chocolate e a aprimorar as técnicas de produção, conquistando o paladar do mundo todo. A data de 7 de julho foi escolhida para celebrar e marcar essa chegada.

Segundo um estudo publicado pela Loma Linda University Health[1], o chocolate ajuda a aliviar o estresse, a ansiedade, além de melhorar nosso humor, pois ele estimula a liberação de serotonina, um neurotransmissor responsável por comunicar o cérebro com o corpo, influenciando no controle das emoções, habilidades motoras, além de trabalhar no processo digestivo e fluxo sanguíneo.

Além disso, o cacau, que é a base do chocolate, também possui nutrientes que auxiliam em uma alimentação equilibrada. Depois de todos esses motivos, não tem como não amar o chocolate, né?! Mas atenção, é preciso ter cautela com o açúcar em excesso. Por isso, a sugestão é o consumo de chocolate que contenha porcentagens de cacau acima de 50%.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a história do chocolate e suas propriedades, já imaginou uma cerveja combinando com chocolate? Para alguns, pode soar incomum, mas essa combinação vem cada vez mais caindo no gosto das pessoas e você vai descobrir por quê!

As origens da cerveja

A cerveja, diferente do chocolate, possui origens mais antigas, há milhares de anos a.C. Os primeiros registros de fabricação de cerveja remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico, que produzia a bebida fermentada obtida de cereais.

Assim como o chocolate, a cerveja passou e – ainda passa – pelo desenvolvimento e inovação de técnicas de produção.

Existem diversos tipos de malte de cevada, incluindo os maltes especiais, que são secos em temperaturas mais altas, adquirindo cores e sabores mais complexos. É a partir desses maltes especiais que fazemos as cervejas escuras, com gosto de chocolate, café, nozes, mel, dentre outros.

Dá para harmonizar chocolate e cerveja?

Para quem está começando nesse mundo de harmonização de cerveja com chocolate, recomendamos que comece com as cervejas escuras que citamos acima. As notas de torrefação da cerveja vão casar muito bem com o sabor doce de um bolo de cenoura, bolo de chocolate, brownie com calda de chocolate quentinha, barras de chocolate, pudim e diversas outras sobremesas.

Aqui na ØL, a Bragi Oatmeal Stout é uma boa pedida para essa combinação maravilhosa. Uma cerveja escura, com adição de aveia, que traz cremosidade e com aromas de café, amêndoas e do próprio chocolate.

Já para quem é mais ousado, sugerimos também a Cerveja da Poesia, uma Belgian Tripel, de 9% de álcool, com infusão de carvalho francês, que traz notas de mel, madeira e toffee e complementa o sabor do chocolate.

Além disso, hoje em dia já é possível encontrar chocolate com malte. Uma releitura combinando o chocolate com malte, geralmente os mais caramelados são utilizados, pois complementam o sabor doce, sem deixar um residual amargo na boca.

Para você comemorar o Dia do Chocolate, até dia 10/07 nossa Bragi Oatmeal Stout e suas variações, além da Cerveja da Poesia Belgian Tripel Wood Aged, estarão com 30% OFF no Growler PET 1L.

Para fazer seu pedido, é só entrar em contato com o delivery da ØL* via WhatsApp (41) 99676-8354, ou pelo nosso e-commerce.

 

*válido apenas para Curitiba e Região Metropolitana. Pedidos feitos até às 14h, serão entregues no mesmo dia, após esse horário, no próximo dia útil. Frete grátis para pedidos acima de R$ 50,00.

[1] https://news.llu.edu/for-journalists/press-releases/new-studies-show-dark-chocolate-consumption-reduces-stress-and-inflammation-while-improving-memory-immunity-and-mood