ØL, pequena palavra em Dinamarquês, que traduzindo para o português: Cerveja, uma das bebidas mais consumidas e amadas nesse mundo e nós não ficamos fora desse ranking!
Antes mesmo de imaginarmos a possibilidade de ter uma fábrica de cervejas, muita coisa aconteceu. E hoje a gente está aqui para fazer uma retrospectiva e contar mais um pouquinho da nossa história!
O Início
Isadora Neier, sócia-fundadora da ØL. Tem como companheiro de vida e sócio, o Eduardo Vosgerau e, juntos formam a dupla de mestres cervejeiros da ØL. Se conheceram faz uns 6 anos, a Isadora, na época, estava no último período da graduação em Relações Internacionais e naquela época ainda estava fazendo estágio na área de comércio exterior. Nessa época também, já tinha o costume de consumir cervejas artesanais, mas entendia bem o básico.
Já o Eduardo, era formado em Direito e quando se conheceram, estava estudando para concurso, mais especificamente para carreira diplomática. Também já costumava apreciar cervejas artesanais e percebemos esse era o gosto/hobbie em comum.
Compartilhavam cervejas diferentes para terem as primeiras impressões e suas cervejas e estilos preferidos. Foi através desses momentos que o interesse aumentou e a pesquisa já não era mais só sobre estilos de cerveja, mas sim sobre processos de produção. A alquimia da cerveja é tão incrível, que em pouco tempo fizeram o primeiro curso de produção de cerveja em casa.
Quando o primeiro lote de cerveja saiu, que curiosamente foi uma American IPA, conseguiram sentir tanto no olfato, quanto no paladar, cada insumo utilizado e que se transformou na primeira criação.
A cada lote novo de cerveja, a busca por conhecimento era incessante, a fim de aprimorar processos e receitas. Aplicavam esses conhecimentos cada vez mais a habilidade vinha crescendo. E entre uma produção e outra, a Isadora, se formou, siu do estágio, e precisou buscar um novo trabalho, enquanto o Eduardo mantinha-se focado nos estudos.
A Oportunidade
Teve um dia em que foram para Blumenau/SC, fazer um curso de final de semana na ESCM. Foi depois dessa viagem, depois de conhecem um pouco mais até sobre o mercado cervejeiro, de poder ficar um final de semana inteiro imerso no tema cerveja, que despertou a vontade de empreender no mercado. Viram que poderiam compartilhar a paixão e o interesse com milhares de pessoas que buscam a mesma experiência ao tomar cervejas especiais.
Depois de muito refletir, encaram um novo desafio. Moraram por 1 ano em Blumenau, onde fizeram o curso de Mestre Cervejeiro, na ESCM. Quando retornaram para Curitiba, iniciaram o projeto da cervejaria em conjunto com outros sócios, que acreditaram neles e na ideia, e foi aí que surgiu a ØL! E isso foi lá no final de 2016.
E explicando um pouco sobre o nome escolhido, ele foi fruto de várias sessões de BEERSTORMING brainstorming (bebendo cerveja, claro), e ØL foi escolhido por ser curto, fácil de falar, além de significar o que mais amamos: CERVEJA! E o melhor? Trouxemos nossa inspiração na cultura nórdica, que ilustra e baliza a identidade visual da marca. Se vocês perceberem, a logo é representada pela polpa de um barco viking!
Produtos
Aqui na ØL trabalhamos com as cervejas em dois projetos: um é o das cervejas de linha, que produzimos o ano todo e envasamos também em garrafas, são elas: Baldr Pilsen; Odin Witbier; Loki APA; Thor Belgian IPA, Bragi Oatmeal Stout, e, desde o final do ano passado, a Yggdrasil Hop Lager zero álcool também se juntou ao grupo.
E o outro é da linha UsinØL, um projeto dentro da ØL, a nossa usina de ideias! Onde produzem cervejas sazonalmente, de acordo com as demandas atuais de mercado, e sem o propósito principal de produzir outros lotes. Nesse projeto buscamos trazer experiências sensoriais diferentes e ousadas, faz parte do nosso DNA.
A ØL é uma cervejaria artesanal que nasceu da nossa paixão e da nossa vontade em compartilhar e disseminar a cultura cervejeira.
Skal!
Para ficar por dentro das novidades e do conteúdo da ØL? Assina nossa newsletter!
Deixar um comentário