Você sabe quais são os estilos de cerveja mais populares aqui no Brasil? Antes de entrarmos em detalhes, vamos falar um pouco sobre os tipos de levedura que são utilizadas na produção de cerveja e que diferenciam as duas principais ‘famílias’ dos estilos, além de serem elas as responsáveis pela fermentação alcoólica: as leveduras Ale, Lager e as Brettanomyces.

Leveduras Ale x Lager

As leveduras Ale são leveduras de alta fermentação, pois tendem a trabalhar ativamente mais perto da superfície do tanque. Além disso, fermentam em temperaturas mais elevadas (15ºC a 30ºC) e possuem uma tolerância maior ao álcool.

Já as leveduras Lager são conhecidas por terem seu trabalho concentrado mais na parte inferior do tanque, por isso são chamadas de levedura de baixa fermentação. Fermentam em temperatura mais baixa que as ales (9ºC a 15ºC) e possuem menor tolerância ao álcool.

Por fim, as Brettanomyces são leveduras selvagens, muitas vezes utilizada em fermentações espontâneas, onde não se tem um controle exato sobre os microrganismos presentes durante a fermentação, ou seja, ela ocorre com a presença de leveduras selvagens e até bactérias. Por serem consideradas selvagens, essas leveduras são mais complexas e necessitam de um período maior para completar seu ciclo de fermentação. Geralmente essas fermentações duram cerca de 1 até 2, 3 anos.

Com esses 3 tipos de levedura, conseguimos produzir diversos estilos de cerveja, sabia?

No Brasil

Cada vez mais nos deparamos com uma enorme variedade de cervejas disponíveis no mercado e sabemos que dentro do mercado de cerveja artesanal, cada cerveja tem uma característica especial. Essas características também servem para definir qual é o estilo dessa cerveja e o que você pode encontrar nela.

Existem mais de 100 estilos de cerveja que estão catalogados em 2 principais guias: o BJCP (Beer Judge Certification Program) e o BA (Brewers Association). É por esses dois guias que nos baseamos para alcançar as características desejadas no estilo escolhido.

Aqui no Brasil o maior consumo de cerveja ainda vem das cervejas mainstream. Elas são cervejas que fazem parte da família das Lagers, e são classificadas como Pilsen, American Lagers, American Light Lagers etc.

Como comentamos anteriormente, as leveduras lagers são menos tolerantes ao álcool, fazendo com que todos os estilos de cerveja produzidos com esse fermento tenham uma característica maior de leveza e refrescância, dois pontos importantes quando se vive em um país tropical.

Mas com o avanço da cultura cervejeira e o movimento craft, diversos estilos foram sendo introduzidos no mercado e o paladar do brasileiro vêm evoluindo a cada dia que passa. Cervejas mais amargas, mais alcoólicas, com adição de frutas e outros ingredientes estão ficando mais comuns e mais fáceis de serem encontradas.

Um dos maiores destaques do gosto do brasileiro são as cervejas do estilo IPA (India Pale Ale), que possuem alta lupulagem, conferindo mais amargor e aroma. Essas cervejas são um pouco mais encorpadas e alcoólicas, e hoje é considerado o estilo queridinho da galera.

Além disso, as Sours, cervejas ácidas e altamente refrescantes, geralmente acompanhas de adição de frutas e fermentações láticas, também ganharam visibilidade nos últimos anos e hoje contam com uma grande legião de fãs.

Para os dias frios ou para quem gosta de café, os estilos mais famosos por aqui são as Stouts e as Porters, cervejas escuras que contam com a adição de cereais torrados, remetendo bastante ao café e ao chocolate e podem ser encorpadas, de alto teor alcóolico, mas também podem ser mais leves e cremosas.

Há também quem goste de Weiss, que levam em sua composição o malte de trigo ou o trigo em flocos e são fermentadas com uma levedura ale específica para as cervejas de trigo, dando aquele sensorial de cravo e banana e que combinam muito bem com comidas leves!

A verdade é que com o aumento no número de cervejarias e o número de produtos, o legal mesmo é provar todos os estilos e até achar aquele que você tenha uma preferência maior para te acompanhar em todos os momentos.

Se quiser saber sobre os guias de estilo:

https://dev.bjcp.org/beer-styles/introduction-to-the-2015-guidelines/

https://www.brewersassociation.org/edu/brewers-association-beer-style-guidelines/

Ficou com sede? Pede sua ØL favorita e brinda com a gente!